Eventos

Innovation in Natural Stone Produtcs

2016-05-01

Informação Geral:

Designação do Projeto: Innovation in Natural Stone Produtcs

Código do Projeto: ALT20-01-0853-FEDER-012749

Objectivo Principal: Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Região de Intervenção: Alentejo

Entidade Beneficiária: António Galego e Filhos - Mármores, S.A.

Data da Aprovação: 06 de abril de 2016

Data do Inicio: 01-05-2016

Data da Conclusão: 01-05-2017

Custo Total Elegível: 877.000,00 Euros

Apoio Financeiro da União Europeia: FEDER - 526.200,00 Euros

 

Objectivos, atividades e resultados esperados:

O projeto Innovation in Natural Stone Produtcs tem como objetivo o aumento da capacidade de transformação de rochas ornamentais da AGF, e consequentemente a penetração em novos mercados internacionais, através do investimento em equipamento produtivo tecnologicamente inovador para o sector no qual atua.

O projeto tem ainda como objetivo contribuir para o incremento da competitividade nacional através do aumento da produção transacionável e internacionalizável, a alteração do perfil produtivo do tecido económico português, integrando novas tecnologias e conhecimentos e gerando emprego qualificado.

A AGF definiu a sua estratégia, para a qual estabeleceu objetivos estratégicos e metas que pretende atingir no médio prazo e identificou claramente a necessidade de realizar novos investimentos em tecnologia produtiva inovadora para sustentar o crescimento expectável da empresa.

Nos últimos anos a empresa apostou sobretudo em investimento em equipamento produtivo inovador que incidiu no seu processo extrativo e no incremento da sua exploração de pedra natural da sua pedreira, o que se traduziu num aumento considerável de extração de matéria-prima para transformação. O aumento da capacidade extrativa levou a um estrangulamento da empresa, dado que a sua capacidade de transformação tornou-se desadequada à nova capacidade extrativa.

Neste sentido, a empresa identificou como crítico o investimento na sua capacidade produtiva de transformação de bloco e chapa em produto acabado com elevado valor acrescentado, sendo que identificou um conjunto de investimentos a realizar para atingir os objetivos estratégicos a que se propôs, nomeadamente:

-Linha de Produção de Ladrilho que permitirá à empresa produzir novos produtos para colocar no mercado nacional, mas sobretudo no mercado internacional;

-Estufa de Secagem que permitirá a realização de processo de secagem mais rápido e independente das condições atmosféricas;

-Implementação de Linha de produção de Ladrilho (obras de construção civil e instalação elétrica);

-Estudo de Otimização dos Parâmetros de Trabalho da nova Linha de Produção de Ladrilhos que contribuirá para uma maior eficiência e eficácia do equipamento e melhoramento a qualidade final dos produtos.

A empresa visa assim continuar a fomentar o seu crescimento, após o investimento realizado na atividade extrativa é determinante que a empresa aposte na sua atividade transformadora para que possa solidificara sua presença no mercado.

A concretização do investimento no decorrer do ano de 2016 permitirá à empresa cumprir com os seus objetivos estabelecidos para o período de 2015-2019 anteriormente identificados, dado que a empresa em 2019 espera já estar no seu primeiro ano de cruzeiro após a realização do projeto.